E a rainha do baile deste ano é… o Joãozinho

Rainha do Baile

Poderia ser mais uma edição do clichê norte-americano das festas de formatura de high school (equivalente ao nosso 2º Grau) não fosse a surpresa na hora de anúnciar a rainha do baile. É que em uma escola em Fresno, nos Estados Unidos, a vencedora do título neste ano foi um garoto, o aluno Johnny Vera, mais conhecido como ‘Crystal’, nome que adotou para sua identidade transgênera.

Segundo matéria do MSNBC.com, Crystal teria se inscrito na disputa apenas para chamar a atenção da escola e de sua comunidade com a intensão de passar uma mensagem positiva de tolerância.

Mas mesmo não sendo o objetivo principal do aluno, a vitória se concretizou servindo como prova do apoio recebido dos colegas de classe.

Notícia lembra roteiro de Brian de Palma

Ao ler essa notícia lembrei do ótimo filme Carrie, dirgido por Brian de Palma e lançado em 1976. Inspirado em um romance de Stephen King, o longa foi um dos primeiros e um dos mais originais a abordar a crueldade nas relações sociais durante a adolescência.

É um filme de terror em que a protagonista é a típica aluna perseguida do colégio. Carrie cai na armadilha combinada entre os outros alunos e acredita na ilusão de ser coroada rainha do baile. Desmascarada a farsa, a personagem se revolta e usa seus poderes telepáticos para se vingar de todos. São cenas clássicas.

A Crystal, de Fresno, é a Carrie da vida real, com a diferença que não há armadilhas. Ela consegue de certa forma personalisar a resposta (por que não dizer a vingança ) aos padrões impostos de beleza e sexualidade. Padrões que alimentam os cruéis e ortodoxos julgamentos juvenis e as práticas de bullying.

Jr*

1 Comentário

Filed under Cinema, Tolerância

One response to “E a rainha do baile deste ano é… o Joãozinho

  1. O mais bizarro é o trailer do filme, que conta a história toda, inclusive o final! Super didático e broxante! Tá legal o blog!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s