Tirem os avós da sala

Brokeback Mountain

Saiu em diversos jornais, revistas e sites norte-americanos o caso dos avós de uma estudante de 12 anos que estão processando a secretaria de educação de Chicago, nos Estados Unidos, pela projeção do filme Brokeback Mountain durante aula para alunos da 8ª série de uma escola de Ashburn.

O filme de Ang Lee, que conta a história de dois cowboys que lutam para esconder seu relationamento amoroso, teria traumatizado a estudante Jessica Turner. Segundo fala do avô Mr. Kenneth Richardson, publicada no FoxNews.com, após assistir o filme sua neta teve que ser submetida a tratamento psicológico.

“É muito importante para mim que minha criança não seja exposta a isso”, teria dito o avô que pede indenização de 500 mil dólares.

Se o filme de Ang Lee é adequado ou não à faixa etária de 12 anos isso é uma questão que deve ser discutida sob a óptica dos critérios da censura. De qualquer forma, acredito que a obra, lançada em 2005 e vencedora de três Oscars, está longe de ser algo traumático. Ao contrário, trata-se de uma forma bastante delicada, poética e nem um pouco vulgar de mostrar como é possível existir uma relação entre pessoas do mesmo sexo.

É por essas e outras que às vezes vejo com certo receio a participação da família em atividades escolares. Tenho medo que o tal voluntariado dos pais, por exemplo, deixe de ser algo complementar passando a interferir na ação dos verdadeiros responsáveis pelas atividades escolares. Antes dos “amigos da escola”, existem os professores, que são em tese os mais preparados para lidar com os alunos.

Jr*

Deixe um comentário

Filed under Cinema, Tolerância

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s