Vídeo: hormônios maternos podem interferir na sexualidade

V�deo: hormônios maternos podem interferir na sexualidade

A discussão já é antiga: onde está a origem do homosexualismo? Na educação recebida ou no código genético? O debate foi (re)lançado pelo site do 60 Minutes, que publicou uma dezena de mini-videos que mostram as novas tendências científicas sobre o assunto.

Um dos vídeos traz o exemplo de dois garotos gêmios bivitelínicos que possuem comportamento diametralmente opostos, com um deles sendo afeminado. A diferença seria um sinal da orientação sexual gay nos próximos anos para um deles.

Tal caso reforça a idéia de que a causa não seja externa e sim interna, isto é, no código genético, já que em tese os dois recebem a mesma educação. Mas o que dizer de gêmios univetelínicos com orientações sexuais diferentes? Afinal, estes possuem o mesmo código genético.

Para explicar esses casos os cientistas da reportagem afirmam que o homosexualismo talvez não seja completamente genético e que o ambiente pode sim influenciar nas diferenças comportamentais. Mas eles não fazem referência ao ambiente familiar, e sim ao intra-uterino, onde descargas hormonais da mãe poderiam estar relacionadas ao futuro comportamento sexual do indivíduo. Testes feitos com ratos exemplificam o caso.

As pesquisas também mostram algumas coisas absurdas, como o fator “irmão mais velho”. A idéia defendida é que o número de irmãos mais velhos homens aumentaria a probabilidade do filho caçula ser gay. Análises sobre a forma de falar de gays também podem ter sido mal abordadas pela reportagem reforçando algums preconceitos.

Mesmo assim acho que vale a pena conferir o material. Acima de tudo é ressaltada a idéia de que não se trata de uma escolha. É algo muito maior do que uma simples diferença de preferência sexual, é algo fisiológico, o que de quebra funciona como ótimo argumento anti-homofóbico.

Clique aqui para ver os vídeos (reportagem em inglês).

Jr*

Deixe um comentário

Filed under Saúde, Tolerância, web

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s