Presente de dia dos pais

cowboy.jpg

Cidade do interior, com vocação agrícola, valores machistas e conservadores. São algumas características da minha terra natal, uma cidadezinha situada no coração do cerrado brasileiro. Cinco anos se passaram desde quando deixei meu estado e vim para São Paulo fugindo de alguns problemas. Só hoje, com meus vinte e poucos anos, consegui voltar e assumir minha homosexualidade aos que mais amo. A resposta foi o presente mais importante que já ganhei na vida: o apoio do meu pai.

Depois de ouvir histórias de outras pessoas que enfrentaram o mesmo dilema, acabei acreditando que é a mãe quem mais compreende um filho gay. Mas contrariando essa lógica e todo o contexto sociocultural desse Texas brasileiro, posso dizer que fui premiado com um pai compreensível.

Ele já era meu herói por sua história de vida. De família pobre abandonou a escola antes de concluir a oitava série. Mas esse homem chucro com poucas ambições na vida ralou muito para poder dar aos filhos o que a ele não foi permitido.

E que bom é expandir ainda mais minha admiração ao ouvi-lo dizer que está pronto para me defender se for preciso, que acredita em mim quando explico que se trata de algo natural, que nada nos afastará, e que inclusive, a revelação talvez possa até nos aproximar mais.

Quantos momentos me senti sozinho? Será que se o tivesse procurado mais cedo teria tido o mesmo apoio? Será que subestimei o homem que me colocou no mundo? A verdade é que não quero quebrar a cabeça com dores do passado. Vou mesmo é aproveitar o alívio e conforto trazidos por essa conversa tantas vezes adiada.

Irônico foi ter tido esse diálogo meio a uma das mais machistas e ortodoxas celebrações populares que conheço, a famosa festa do peão. Enquanto a cidade se divertia com versinhos que pregam que homem foi feito para gostar de mulher e cachaça, eu ouvia frases carregadas de valores humanos e universais. Por que em qualquer lugar do mundo vão sempre existir pessoas de caráter, sensibilidade, humildade e respeito. Obrigado pai por ser uma dessas pessoas.

Jr*

4 comentários

Filed under Conversa, Tolerância

4 responses to “Presente de dia dos pais

  1. Família é meio que uma loteria do destino. Que bom que você foi premiado com um pai bacana.

    Não posso reclamar do destino. Minha família também é maravilhosa🙂

  2. Eduardo

    Que bom que deu tudo certo… Comigo foi parecido: quando contei para o meu pai, ele me disse coisas incríveis, me abracou e me beijou. Mas na segunda vez que esse assunto surgiu na conversa, ele foi duro e desnecessariamente agressivo. “Torço todos os dias para que seu avô morra antes de saber” foi apenas um dos delicados comentários… Não me onfendi, porque sabia que ele precisava de alguma forma manifestar sua inegável frustração. Hoje já superamos esse problema e nos damos muito bem.

    Enfim, no fim as coisas se acertam, mas esteja pronto para um eventual segundo round com seu pai. abs.

  3. Flávio

    Sonho todos os dias com um ‘final feliz’ igual ao seu. Minha familia não sabe sobre mim (não oficialmente) e não tenho coragem pra falar… sou fraco… tenho medo… mais deles que do mundo. Mas tenho medo não do que eles podem fazer, mas do que podem sentir. As vezes imagino que ele iriam se não me apoiar ao menos me respeitar, mas e se isso não acontecer? Acho que não estou preparado pra infrentar essa barra ainda, ou talvez eu não seja maduro o suficiente pra isso. Mas tb acho que o que sinto nunca vai mudar e um dia eu não vou poder mais esconder…

  4. Uauuu.
    Adorei seu blog, seu texto.
    Fico feliz por vc ter tido a coragem de ter contado a seu pai sobre sua orientação sexual e mais feliz ainda dele ter tido uma reação tão posita.
    Acho que nem vc imaginava que ele fosse reagir tão bem!
    Felicidades para vocês!

    Abraços

Deixe uma Resposta

