Føtografia: de Paris à Palestina mostrando a cara do povão

Face 2 Face JR

Meu chará e artista francês, o grafiteiro e fotógrafo JR começou a fazer street art grafitando nos túneis do metro da capital francesa. Mas foi após encontrar um máquina fotográfica abandonada na Paris subterranea que ele descobriu o formato que tornaria sua arte conhecida mundialmente. Depois de espalhar pela cidade imagens dos rostos dos moradores da periferia parisiense, em pleno auge das manifestações em 2005 (lembra das manchetes “Paris em chamas”?), JR viajou ao oriente médio para repetir a idéia entre palestinos e judeus.

A proposta era colocar esses povos cara à cara. O resultado é o projeto Face 2 Face, que estampou auto-retratos gigantes até no muro construído por Ariel Sharon, símbolo da segregação entre arábes e israelienses. “Essas pessoas possuem a mesma aparência, falam a mesma lígua, como irmãos gêmios só que criados em famílias diferentes… é óbvio, mas eles não exergam isso. Precisamos colocá-los frente a frente” descreve JR à revista Nylon Guys.

Com ajuda do companheiro Marco, JR abordou pessoas comuns, como cabeleireiros, taxistas, senhoras de idade e crianças Usou uma câmera 28 milímetros clicando a uma distância de 10 cm do rosto das pessoas. A idéia era pegar risadas e expressões cômicas, que para o criador ajudam a humanizar as pessoas. Veja vídeo sobre o projeto na continuação deste post.

Jr*

Deixe um comentário

Filed under Arte, Cultura, Fotos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s