Mulheres entre o palco e a platéia

Jogo de Cena 1    Jogo de Cena 2

Jogo de Cena 3    Jogo de Cena 4

A idéia é simples: contar e recontar histórias de mulheres brasileiras. Ora relatadas por suas verdadeiras protagonistas ora interpretada por atrizes, tanto famosas como desconhecidas. Contrapondo as duas formas de relato, Eduardo Coutinho, consegue emocionar o público com o documentário Jogo de Cena, mais uma obra-prima do cineasta.

O que é mais emocionante, cativante ou convincente? O relato da experiência vivida ou a releitura de quem vive da arte de interpretar. Como explica Fernanda Torres no longa, um personagem de ficção pode ser convincente mesmo que sob uma atuação medíocre. Mas como equiparar-se ao relato vivo, cheio de memórias, de uma pessoa feita, formada, já construída? Qual é o limite de atuação de uma ator? A resposta para essas perguntas fica mais difícil após assitir dois relatos semelhantes , ambos convincentes, contados por pessoas diferentes. Quem é a atriz e quem é a personagem real?

Com apenas um anúncio no jornal, um banquinho em um palco de teatro e a força de temas recorrentes do universo feminino, como a gravidez e a relação com os filhos, esse macaco-velho chamado Coutinho conseguiu inspirar animadas conversas após o término da seção. Nada como um bom filme para fechar a semana. Veja trailer depois do pulo.

Jr*


Deixe um comentário

Filed under Cinema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s