Junior vs DOM. Qual delas você vai ler?

Junior versus DOM

Despois de morar na França durante pouco mais de um ano, voltei ao Brasil com a certeza de que sentiria falta das revistas gringas. Eu sou apaixonado por revistas e me deliciava ao entrar em uma banca qualquer da Europa, sempre com muitas opções de títulos e informações para todos os nichos imagináveis. Mal sabia que logo após meu retorno, duas publicações focadas no público gay seriam lançadas para curar uma parte (afinal eu não leio só isso) da minha carência. Vejam abaixo o que eu achei da edição de estréia da De Outro Modo (DOM), pela Editora Peixes, e da segunda edição da Junior, pela Editora Sapucaia. Não que minha opinião seja importante. Mas afinal eu sou um blogueiro e essa “raça” adora dar pitaco em tudo, não é mesmo?

Perfil:
Como o próprio nome indica a revista Junior tem um perfil mais jovem. É uma revista mais assumida que aborda temas do universo gay explicitamente, sendo mais contestadora que a DOM, que por sua vez prefere considerar esse discurso como algo secundário. Com uma liguaguem claramente mais comercial, a revista da Peixes traz várias matérias de consumo de luxo. É mais chique! E tem uma hierarquização mais legível também. Isso se deve ao time formado por profissionais já rodados do mercado editorial. É bem PRO mesmo. Resumindo, enquanto a Junior parece ter idéias mais frescas e autorais a DOM não inova muito mas é bastante digerível e vai cair como luva para o público masculino gay endinheirado.

Arrasou:
A Junior mandou muuuuito bem no editorial entitulado “Freestyle Canetinha”. Três coisas fazem dessas quatro páginas algo incrível: a idéia de chamar ilustradores jovens não tão conhecidos para criarem camisetas especiais, as fotos no estilo sequencial que dão uma sensacão de movimento e as intervenções gráficas, assinadas pelos próprios artistas, feitas sobre às páginas. Lindo e moderno!

Pena que talvez passe batido por muitos a melhor inovação da estreante DOM. Trata-se da parceria com o quadrinista americano Tim Fish. Apesar do preview meio sem graça nessa primeira edição, o fato da revista garantir a publicação da série Cavalcade of Boys em suas próximas edições é um marco na cena dos quadrinhos nacionais, que insiste em pensar que as HQ é coisa para homens héteros adolescentes.

Capa:
Tudo bem que ía ser difícil bater a beleza do mocinho que fez a primeira capa da Junior (eu acho que ele mora aqui perto de casa). Não que o atual seja feio (êh lá em casa), mas as fotos do ensaio deixam muito a desejar. Uma pena. Uma das piores partes dessa segunda edição. Já a DOM deu tiro certo na escolha do bombado modelo André Ziehe. As fotos estão lindas, mas o destaque no final para as campanhas gringas que Ziehe já fez é dispensável.

Personagens comuns e o Amor:
Ambas revistas fizeram matérias com personagens comuns do dia-a-dia. Enquanto a DOM fez uma seleção café-com-leite para a matéria “Homens Trabalhando”, a Junior foi à Argentina entrevistar jogadores de futebol assumidos para matéria “A copa é nossa”. Bem mais interessante, a segunda matéria desmistifica o universo futebolístico geralmente ligado a valores masculinos e heterosexuais, enquanto a primeira, não vai muito longe com profissionais já conhecidos do universo gay, como Go Go Boy, promoter, maquiador e vendedor de loja de roupas.

Junior e DOM também dedicaram algumas páginas para falar de amor, ou melhor, de casais gays reais. Nessa parte, soou meio amadora a escolha de apenas um exemplo para matéria “Paraíso sem Eva”, da DOM. Ora, um exemplo apenas! Ficou mais parecendo propaganda oficial para os personagens, Carlos Tufvesson, que é designer de moda, e André Piva, que é arquiteto. A Junior dedicou mais páginas ao tema com seis exemplos de casais reais.

Merece destaque:
Junior: Os ensaios “Arpoador in” e “Garotos Perdidos”. O primeiro inspirado no trabalho de Alair Gomes e o segundo com fotos do russo Slava Mogutin.

DOM: A entrevista com Guilherme de Almeida Prado, que lança em janeiro o longa “Onde andará Dulce Veiga” e a seção Psiqué assinada por Julio Moreno.

Ninguém aguenta mais:
Junior: Já saiu em tudo quanto é lugar matérias de consumo com produtos filhos do iPod, isto é, caixinhas de som, mixer, e toda enfinidade de coisas especialmente criadas para o tocador da Apple. Encheção de linguiça né!

DOM: Tudo bem que Buenos Aires nunca foi tão acessível aos bolsos brasileiros, mas ninguém aguenta mais falar da capital Argentina. Afff!

Copy-Paste:
Publicidade da DOM na própria revista com o slogan “O mundo mudou. E você?”. Ok a mensagem é bacana, mas isso não acabou de ser usado em campanha da WWF?

Updated (09/12)
Tive que voltar aqui para falar do erro que só vi agora na DOM. Grave o equívoco que colocou juntos título e foto do cantro Rufus com nota sobre outra pessoa completamente diferente, no caso o fotógrafo Terry Richardson. Pág 36. Hum? Quem não conhece nem um nem outro ficou sem entender nada.

Jr*

Leia também Com nome certo🙂, nova revista gay brasileira chega às bancas – UPDATED

3 comentários

Filed under Gay, Lifestyle

3 responses to “Junior vs DOM. Qual delas você vai ler?

  1. Bacana o seu post, embora eu mais discorde do que concorde com suas opiniões. Já saíram as novas edições das duas, vc viu?

  2. Post opinativo é assim mesmo, alguns concordam outros não….. já vi as duas novas edições de ambas… mas acho que nao vou fazer outra análise… tempo tá meio escasso, então se tiver uma horinha livre vou preferir postar outras coisas que andei vendo… vamos ver quando consigo…que isso já começou a juntar teias de aranha…hhehehe… abs

  3. Edson

    Não vou ler nem uma nem outra pois sou hetero, mas não aposto na longevidade da JR pois a situação da Editora Sapucaia é bem delicada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s